Cães Terapeutas


Cães terapeutas: 

veja como eles auxiliam na saúde e no bem-estar.


Justin e Nick (cães terapeutas)
Proprietário: Ana Cristina
 Preparado e Treinado: Adestrador Elísio



"Companheiros é dispostos a dar afeto a quem quer que seja, os cães terapeutas ajudam a melhorar o bem-estar dos paciente."














Alegres,inteligentes, 
Joe  e Bruce (Cão terapeuta)
Proprietário: Ângela Borges
Preparado e Treinado : Adestrador Elísio
 
companheiros e, acima de tudo, dotados de uma qualidade que nós, humanos, ainda não fomos capazes de desenvolver: dispostos a amar incondicionalmente a qualquer um, independente da aparência física, estado psicológico ou humor. Os cachorros são assim mesmo - vão chegando e distribuindo afeto ao menor sinal de interação. E é com base neste comportamento que a Terapia Assistida por Cães auxilia na recuperação de diversos públicos, como crianças internadas, com distúrbios psicológicos ou cognitivos, idosos em asilos e dependentes químicos em reabilitação.






Crianças





 O ato de brincar com os animais facilita o desenvolvimento de questões psicológicas e a estimulação cognitiva. “Ele é o motivador, vai transformar uma sessão em algo mais lúdico, quebrando o gelo entre o paciente e o terapeuta”.







No caso das crianças internadas, o grande benefício é a quebra do ambiente frio, hospitalar e pouco acolhedor. “As crianças com câncer podem melhorar a imunidade, e as questões emocionais; as cardíacas, acabam tendo uma redução da pressão arterial; crianças com distúrbios psiquiátricos têm uma aproximação ao nosso mundo real e melhoras do quadro de depressão; as autistas melhoram a sociabilização, a partir da interação com os cães".





Crianças em situação de vulnerabilidade social, que na maioria das vezes desenvolvem problemas psicológicos decorrentes de traumas experienciados nos primeiros anos de vida. “O foco principal é trabalhar a inclusão. O maior papel do cachorro é o vínculo que se cria, porque é muito difícil ter uma criança que não goste de bicho e os cães gostam da pessoa independente do que ela é.”



Idosos

Muitos dos idosos que são institucionalizados têm muitas perdas de uma só vez, como a capacidade física, cognitiva, de amigos da mesma idade e da sociedade “Com essas perdas, eles têm um isolamento afetivo. Afinal, ‘para que vou me ligar emocionalmente à pessoa que esta do meu lado se ela pode falecer?’. O cachorro consegue trazer um ganho afetivo sem nenhuma perda”.
Com isso, o benefício mais visível é a motivação. “Por meio desse afeto conseguimos fazer intervenções terapêuticas como fisioterapia, a pedagogia para trabalhar a memória, e apsicologia para lidar com a questão das perdas. O cachorro resgata a motivação de viver”.

“Eles decoram os nomes de todos os animais e sentem falta quando algum não vem. Até o relacionamento deles melhora, quem nunca conversava acaba interagindo por causa do cachorro”.





FALANDO SOBRE O PROJETO E COMO FUNCIONA



1. NESSA PAGINA TENHO FALADO SOBRE OS CÃES TERAPEUTAS QUE TENHO AVALIADO, TREINADO E PREPARADO.


2. LEMBRANDO QUE ESSE TRABALHO DOS CÃES EM HOSPITAIS É VOLUNTÁRIO E QUALQUER PESSOA QUE QUEIRA PARTICIPAR DESSE PROJETO TEM QUE TER UM CÃO QUE SEJA AVALIADO POR UM PROFISSIONAL.


3. O CÃO DEVE ESTAR EM CONDIÇÕES APTAS E TER O PERFIL PARA ESSE TIPO DE ATIVIDADE.

4. ESSE PROJETO TEM O NOME DE AMICÃO FOI CRIADO POR ÂNGELA BORGES E SUA IRMÃ LUCI LAFUSA EM 2005.

5. O PROJETO TEM 11 CÃOpanheiros.

JOE AMICÃO TEM UMA PAGINA NA REDE SOCIAL CRIADA PELA SUA PROPRIETÁRIA ÂNGELA BORGES, ACESSE O LINK E CONHEÇA MAIS SOBRE ESSE CÃO

LINK : https://www.facebook.com/JoeOAmicao/timeline